top of page

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

SOBRE NOSSO TRABALHO

Nós somos uma cia de artes integradas. Nosso trabalho consiste no estudo e na realização de espetáculos, performances, exposições, vídeos, de forma híbrida, onde as fronteiras entre conceitos e definições estão difusas.

A Cia Arquitetura do Efêmero nasceu em 2016 com a proposta de trabalhar por projetos interdisciplinares e colaborações com artistas e pesquisadores de diferentes disciplinas da arte contemporânea e diversas nacionalidades.

 

Associando teoria e prática dos conceitos, temas, técnicas e polisensorialidade.

 

Nós trabalhos na problematização de temas sociais e ambientais, ligando arte à ciência.

 

O que nos interessa é impregnar caminhos em diferentes direções e aprofundar o estudo da essência de cada trabalho que decidimos fazer.

SOBRE NÓS - colaboraDORES e parCeIROS

Temos trabalhado com muitos artistas, amigos e parceiros de negócios, arte e sonho, que têm o desejo de descobrir e participar ...

 

Alguns dos nossos parceiros ao redor do mundo são:

​

Brasil: os fotógrafos e videomakers, Julius Mack, Roberto Eizemberg, Seblen Mantovani, Luciano Saramago, a artista plástica Ana Clara Badia Guinle, a figurinista Carol Rodriguez, a costureira Odilia Lucia e o bailarino Saulo Eduardo.

​

México: os fotógrafos, Luis Luna, Mass Rafa Ricardo Galván, a designer gráfica Karen Cortes, o artista visual LuisMa Ortiz Bezerra, o estilista Jose Maria Hernandez, a diretora cultural Diana Correa, as cinegrafistas, e cineastas, Laura Avalos e Martha Tafolla.

​

Paraguai: a coreógrafa e diretora Alejandra Díaz, o iluminador Santiago Schaerer, o diretor, produtor e ator Roberto Cardozo, o vídeoartista e cineasta Ricardo Zelada, o produtor Javier Palma, o fotógrafo espanhol Xoán Garcia Huguet.

 

França: a bailarino e coreógrafa Aurora Floreancig & Cia MouvemenT(ÉS). 

​

Algumas instituições do nosso apoiado e financiado: AMEXCID (Agencia Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento) CRAM (Centro Regional de las Artes de Michoacán), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Lavida (Laboratório de Videodança).

 

Estamos sempre abertos a novos parceiros.

SobRe A DIRETora

http://www.sheynaqueiroz.com

​

Sheyna Queiroz é atriz, bailarina, coreógrafa, produtora e gestora, professora de dança e interdisciplinaridade. Mestre em Dança e Práticas Performativas pela Universidade de Lille 3 (França/em andamento). Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo feito intercambio acadêmico em Artes do Espetáculo na Universidade Lumière de Lyon 2, FR.

 

Participou de cursos de especialização em circo, Clown e Teatro Físico. Participou da Oficina Anirudh Nair (Índia) no CCBB-SP no Fórum Shakespeare (Brasil), do Projeto Temas da Dança (RJ), das Oficinas da técnica Lester Horton com Anne Marie Forsythe e  da técnica Martha Graham com Elizabeth Auclair no III Congresso Internacional de Dança Moderna.

 

Como atriz atuou no espetáculo de dança-teatro “Cidade Nua”, Direção de Melissa Aguiar; Os 120 dias de Sodoma, Cia Os Satyros. Atuou no curta metragem “O trem sempre parte a meia noite”, direção de Ernesto Molinero e Haroldo Borges (Plano 3 Filmes).

 

Como Bailarina integrou a Cia de Dança Contemporânea da UFRJ com Direção de Ana Celia Sá Earp e André Meyer. Atuou e dançou no documentário “Dançar”, dirigido por Luiz Guimarães de Castro, direção musical de Sara Cohen e narração de Julia Lemmertz. 

​

Sheyna dirigiu e coordenou:

​

•Residência Artística “Entre Escombros” e o espetáculo “Escombros de uma casa-barco” no 14. Encontro de Dança e Artes Contemporâneas CREAR EN LIBERTAD, em Asuncíon, PY

http://crearenlibertad.wixsite.com/escombros

​

•O projeto interdisciplinar “A poética da vida em poluição”, financiado por AMEXCID (Agencia Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento), apoio de CRAM (Centro Regional de las Artes de Michoacán), LaVida (Laboratório de Videodança) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ).

http://lapoeticadelavidae.wixsite.com/lacontaminacion

​

•O 15. Encuentro de Danza y Artes Contemporáneas CREAR EN LIBERTAD -2016.

http://www.crearenlibertad.org

Foto: Hudson Motta

ILUMINIÇÃO

Santiago Schaerer – Criador e Tecnico de Luz e Som

​

Ele é professor de "técnica e criaçao de luz e som" da Universidade Nacional de Assunção e da Universidade "Del Pacifico" (Paraguai). Tecnico contratado do Teatro Municipal Assunção e proprietário da empresa "Schaerer Iluminación" .

Ele fez Licenciatura em Iluminação na Universidade Nacional da Argentina e diversos cursos de especialização para luz de espectáculos (teatro, dança, ópera, concertos), televisão, cinema e tecnologias digitais.

​

Ele trabalhou como coordenador de luz em vários festivais de dança e teatro, entre eles: Festival Nacional de Teatro de Violencia de Genero; Festival de Danza Cocoa Datei 2012 ; Festival de danza y Artes Contemporâneas CREAR EN LIBERTAD.

​

Criador e Tecnico de Luz:

Ballet National de Paraguay (2005 – 2011)
Compania de Opera de la Universidad del Norte de (2003 – 2009) Compania de Ballet de la universidad del Norte (2002 – 2009)

Filmes longa métragem: »MiramenometokeI », »Novena y Costa dulce » (E. Collar) – »Candida » (Maneglia, Schembori). »Felipe Canasto » (Dario Cardona)­ »7Cajas » (Maneglia Schembori); »Caminos Barrocos » (Cerigo Films & Arte France) »Aviones de papel " »(R. Rodas) – »Merimnao » (Diego Hansen).

TV Aire: »Programma de variedades El tajo » (O. Ortiz). »Gonzalez vs Bonetti » 26 capitulos (Maneglia, Schembori), »Animo Juan » 13 capitulos (Telefuturo), »La chuchi » 26 capitulos (Maneglia Schembori), »Ninera de Adultos » ­13 capitulos (El Trece), »La Noticia Hoy » ­ »Noticiarios » (Latele), etc.

Videos Clipes de Musicais: »Sin Amores » (Quique Calibrese) – »Directo al corazon » (Catherine Azberger). 

Aurore Floreancig – Cie MouvemenTés

https://www.ciemouvementes.fr

 

Formada na Escola do Ballet do Norte (sob a direcção de Carolyn Carlson) pós­graduada em Música e Dança (Universidade de Lille 3). Participou de numerosos masterclasses com Cies Van Dekeybus, Rosas, Ultima Vez, Salia Sanou, Olivier Dubois, Mathilde Monnier, Carolyn Carlson, Nadia Beugré, David Zambrano.

Aurora estudou teatro com Elizabeth Cerzuck (técnica Stanislavski, Chekhov e M. Decroux).

​

Experiência como bailarina e atriz:
Como intérprete, Aurora trabalha com Cie Thec (diretor Antoine Lemaire Cie associada à Rose des Vents, Teatro e Dança): dançou em "Faustina" em Junho de 2016, e trabalha como coreógrafa para a sua próxima criação “Amantes Miles, e talvez mais" (criação 2017). Aurora também dançou para a Cie Aminata Sanou, que reúne duas linguagens: dança contemporânea e dança africana tradicional por onde vai percorrer o Norte, Paris e Burkina Faso em 2017/2018.

​

A experiência como coreógrafa:
Aurore é diretora artística da Cie Mouvement(és) onde tem realizado três espetáculos (dois em andamento): "O que resta de Oblivion", apresentado no Théâtre Massenet em 2016 e "Fragmentos" e “Sororité" (público jovem) para a temporada 2017/2018

 

Experiência de ensino:
Aurora é Professora de Dança Contemporânea diplomada pelo Estado. Ela ensina em várias escolas e estruturas culturais da região de Lille.

​

Informações adicionais:
Graduada do Institut d'Etudes Politiques de Rennes (Master 2), Aurora desenvolveu uma sensibilidade para as questões sociológicas, filosóficas e geopolíticas. 

SobRe A PARCERIA

bottom of page